Nossa história


HISTORICO GERAL DA ASSOCIAÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS DO EXTREMO LESTE DA CAPITAL – (Central do Brasil)

I - A VISÃO DOS PIONEIROS

Quem foram eles? O pastor Salvador Farina Filho, da Igreja Batista em Jundiaí SP, acompanhado de aproximadamente quarenta (40) irmãos, dentre eles, alguns pastores como, Pascoal de Muccio, Antônio Ernesto Costa, Durvalino Marcelos; e outros, reuniram-se na Igreja Batista em Pindamonhangaba-SP, em 15 de Agosto de 1945, organizando a Associação ,das Igrejas Batistas na Central do Brasil, seu primeiro e único nome até esta data.

A primeira diretoria da Associação ficou assim constituída:
Presidente: Pr. Salvador Farina Filho Vice-presidente: Pr. Pascoal de Muccio Primeiro secretário: Pr. Antônio Lopes Segunda secretária: Durvalina Homem de Meio Tesoureiro: Rafael Russo Secretária: Geralda Sampaio (Auxiliar da União de Senhoras) Representante da Mocidade: Ubaldo Clovis Lucci Diretor de institutos: Pr. Benedito Sampaio (o evangelista da Associação)

Estavam presentes, representantes das seguintes igrejas: Jundiaí, Água Branca, Pindamonhangaba, Taubaté, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, com ausência apenas da igreja de Suzano.
As principais deliberação desta reunião, foram: Reunião da próxima Assembléia em 1945, na Pill de Taubaté e o lema da Associação: ORAÇÃO, UNIÃO E TRABALHO.

II - METAS DE TRABALHO

Dentre o programa de trabalho da Associação encontrava-se presentes as seguintes metas: Campanha da Boa Vontade, Auxílio ao pagamento da aposentadoria do evangelista, dia de evangelização estadual (2 de julho), construção de prédios e reformas, uma exigência para todas as igrejas, melhor conservação e embelezamento dos mesmos, e contribuição mensal para as despesas e pagamento de evangelistas.

Ainda, se observa, em nossos anais, as metas de cooperação e trabalho, em relação a envio de pregadores a igreja em São José dos Campos e propaganda pró-templo da igreja referida, por ser a cidade, bem estratégica e de muito futuro.

o Plano para Evangelização na Associação foi traçado da seguinte maneira: levantamento financeiro para sustento de novo evangelista: Pr. Raimundo Alves Feitosa e que fossem organizadas nas Igrejas a "Sociedade dos Amigos da Evangelização da Central do Brasil".

Já na Assembléia de 15/08/48, foram acrescentadas duas novas igrejas: a de Comendador Ermelino (hoje PlB Ermelino Matarazzo) e Baquirivú (hoje PlB São Miguel Paulista).

Em 1951, na assembléia em São Miguel Paulista, o relatório da Associação já era bastante animador: 8 igrejas organizadas, 8 congregações, 11 pontos de pregação, nove templos e um total de 533 membros.
Congregações existentes em 1952: São Bento de Sapucaia - MG, São Francisco, Caçapava, Ferraz de Vasconcelos, Cachoeira Paulista, Itaquera, Poá, Artur Alvim, Guaratinguetá

Na assembléia de 1956, realizada em São Miguel Paulista, foram arroladas as seguintes igrejas: Ferraz de Vasconcelos, Central de Mogi das Cruzes e Artur Alvim.

Em 1958 em Suzano, associação foi dividida em 2 setores: subúrbio e central.

Na assembléia de 1965 foi criado o Instituto L.M. Bratcher tendo como seu diretor o pastor Mário da Natividade Valadão da PIB de São Miguel Paulista.

Em 1966 tínhamos como presidente o pastor Francisco Rodrigues Sobrinho apresentando um saldo positivo da Campanha Nacional de Evangelização com o tema "CRISTO A ÚNICA ESPERANÇA" a organização de 5 novas igrejas, 1060 decisões, 50 vocacionados, 564 batismos, 43 reconciliações e um total de 2864 membros.

Na assembléia de 1967 realizada em São José dos Campos, foram recebidas as seguintes igrejas: Vila Carmosina, Parque Paulistano, Brás Cubas, Jacareí e Santana do Parnaíba.

Em 1969 a Assembléia realizada em Mogi das Cruzes comemorou o seu JUBILEU DE PRATA, e homenageou o pastor Mário da Natividade Valadão

Década de 80: Foram organizadas 17 igrejas em nossa Associação como resultados do Projeto de ADENSAMENTO da CBESP.

1991:
A Associação participa da Campanha de Evangelização da CBESP com o tema: NESTE SÉCULO E NO FUTURO JESUS CRISTO PARA SÃO PAULO, como parte do Projeto Adensamento.
Um grupo desta Associação participa do Congresso Batista Brasileiro na PIB do Rio de Janeiro. Motivados pelo tema central "OLHANDO PARA O FUTURO", os congressistas apresentaram idéias para o melhor andamento da Obra Batista no Brasil.
Com muita tristeza é registrado o falecimento do pastor Mário Natividade Valadão (pastor emérito da PIB de São Miguel Paulista), cuja vida foi dedicada no trabalho da Associação ocupando cargos de presidente e secretário executivo. Pastor Mário foi homenageado na capa da agenda Batista Paulistana. .

1993:
A Associação participou da assembléia da CBESP na PIB do Braz, onde foi apresentado o Plano: "Os BATISTAS E O ANO 2000".
Realização de Cruzada Internacional na Associação. Fato que proporcionou várias mobilizações, desde reuniões preparativas à evangelização de casa em casas, cultos evangelísticos, com a antecipação de missionários estrangeiros. A cruzada teve como tema: "A SOLUÇÃO É CRISTO". O culto de abertura foi na PIB de São Miguel Paulista e o encerramento, denominado Culto da Vitória, foi na PIB da Penha

1994: ANO DO JUBILEI DE OURO DA ASSOCIAÇÃO.
O Jubileu de ouro teve seu momento máximo na assembléia anual na PIB em S. Miguel Paulista. O programa foi realizado com uma semana evangelística de 1 a 5 de Novembro, tendo como orador oficial o pastor José Gruvira dos Santos. O evento teve como tema: "SAL V AÇÃO SÓ EM CRISTO". A divisa foi Atos 4. 12, hino oficial número 192 do Cantor Cristão. O Grande Coral da Associação cantou nesta festa. As igrejas da Associação participaram todas com seus representantes, cheios de alegria pelos 50 anos de organização. A maior alegria, porém, foi presenciar pessoas entregando suas vidas a Jesus.

1995:
A Associação se fez representar com bom grupo de irmãos no 17°. Congresso da Aliança Batista Mundial na cidade de Buenos Aires, Argentina. O congresso abordou o tema: "CELEBREMOS A CRISTO: A ESPERANÇA DO MUNDO". Todos se sentiram contemplados com as bênçãos proporcionadas pelo Senhor através do evento;
Na assembléia anual, na PIB de Guaianazes, a Associação teve o privilégio de ouvir o pastor Onésimo Pereira do Nascimento, na época Secretário Geral da CBESP, pregando sobre o tema: "ESCOLHIDOS POR CRISTO, FRUTIFIQUEMOS".

1996:
Organiza-se em 8 de junho, nas dependências da PIB em São Miguel Paulista, o SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA CENTRALENSE, tendo como seu diretor o pastor Jonas de Oliveira. Na ocasião foi celebrado um culto de gratidão a Deus pelo novo Seminário na Associação, com a participação do Coral da mesma.

1998:
No ano da Ação Social Cristã, a Associação fez uma campanha de arrecadação de alimentos para o
Nordeste Brasileiro. Com muita alegria foram enviados muitos alimentos para essa região.
O Seminário Teológico Batista Centralense aluga um prédio ao lado do templo da PIB São Miguel Paulista, com mais salas de aulas e também para as reuniões da Junta Executiva e o CET da Associação. A nova sede do seminário foi inaugurada com um culto de gratidão a Deus.

A assembléia anual, na igreja Batista em Vila Progresso, foi marcada com um projeto social de doação de sangue onde muitos irmãos mostraram seu amor para com as pessoas necessitadas de sangue. As doações foram realizadas durante as reuniões da assembléia.

1999:
Como parte da Campanha Nacional de Evangelização, a Associação realizou mais uma vez Cruzadas Internacionais mobiliando com isso encontros de lideranças, vigílias de oração, comitês de organização de trabalho, etc. A abertura se deu na "Quadra do Espaço Amigão", em São Miguel Paulista.
A Associação passou por um momento triste, mas com gratidão a Deus, pelo falecimento do pastor Lino Mestre de Casa (emérito da PIB em ltaquera). Gratos a Deus e alegres pela vida de dedicação do amado pastor: três vezes foi presidente da Associação, Diretor e professor do Instituto Bíblico da PIB em Itaquera.

2000:
A Associação começa o novo ano com o tema: "EM 2000 E SEMPRE:1ESUS E- AUNICA ESPERANÇA". Divisa: Atos 4: 12.

É realizada a formatura das primeiras turmas do Seminário Teológico Batista Centralense nos seguintes cursos: Bacharel em Teologia, Liderança Cristã e Música Sacra, no templo da PIB em São Miguel Paulista, tendo na parte musical o Coral da Associação. Foi uma noite festiva, especialmente para os formandos. É com muita alegria que registramos que muitos dos formandos,
hoje, são pastores em pleno exercício do ministério, outros exercem cargos de lideranças em suas igrejas e congregações. Aleluia!

Foi realizada uma concentração evangelística no segundo domingo de dezembro desse ano em comemoração ao Dia da Bíblia, na Praça Silva Telles no Itaim Paulista, tendo a participação de várias igrejas, o Coral da Associação e a presença do pastor Edgar Martins, louvando e pregando a Palavra.

2001:
O Seminário Teológico Batista Centralense, transfere sua sede para a Rua Barena, número 528, nas dependências da Igreja Batista Central em Itaim Paulista.

2002:
Tema para este ano foi: "CAPACITADOS PARA SERVIR". Divisa em I Pedro 3: 15. Registra-se a posse do pastor Josias Soares Ribeiro como diretor do Seminário Teológico Batista Centralense, e do pastor Abiezer Correia como Deão do mesmo. Isso se deu na aula Magna inaugural em 4 de fevereiro desse ano, no templo da Igreja Batista Central do Itaim Paulista.

O novo presidente da Associação, pastor Rubens Macedo Coutinho, juntamente com o Departamento de Evangelização e JUNTIVA, lideram a Campanha de Evangelização "JÁ ENCONTREI", com encontros de pastores, lideres de evangelismo, cursos de treinamento, noites de oração e distribuição de materiais. Houve Participação de 15 igrejas e 6 congregações. Duzentas e cinco pessoas fizeram O éurso de treinâ1neIíto, 210 saíram às ruas resultando em 1578 pessoas evangelizadas, com 356 decisões e 120 fizeram estudos bíblicos. Muitos destes chegaram ao batismo.

O Orador oficial na Assembléia Anual da Associação, na igreja Batista Central em ltaquera, foi o pastor Valdo Romão, na ocasião, presidente da Ordem dos Pastores Batista do Brasil, secção estado de São Paulo. Nesta Assembléia, o Pr. Rubens Macedo Coutinho, presidente reeleito, Lança o PROJETO RUMO AO JUBILEU DE DIAMANTE, desafiando toda a Associação para um grande trabalho até 14 de Agosto de 2004, para atingir o alvo de 60 igrejas arroladas.

Na reunião da Juntiva de 14 de dezembro deste ano o presidente, pastor Rubens Macedo Coutinho, reeleito na 593. Assembléia, pede renúncia deste cargo e assume o cargo de Secretário Geral. O vice Presidente, pastor Antonio de Souza Filho, assumiu a presidência da Associação.
A Associação fechou o ano de 2002 com 42 igrejas arroladas e 30 congregações.

2003: Um ano de muitas atividades
Simpósio sobre o Código Civil Brasileiro preparando as igrejas para reformas em seus estatutos.

Clínica de Evangelismo Pioneiro. Treinamento em Evangelismo para 154 participantes, ministrado pelos pastores Dennys Blackmon e Daniel Hollins
A60a. Assembléia anual foi realizada nas dependências da PIE Itaim Paulista nos dias 7 e 8 de novembro, com o tem,a: "IGREJAS FIEIS E CONTEXTUALIZADAS NO MUNDO DE HOJE. Divisa: João 20: 21b, hino oficial: "Ide e Pregai".

Foi realizado o Dia da Bíblia com uma programação na PIE de São Miguel Paulista.
O Seminário teológico Batista Centralense inaugura sua nova sede na Rua Vitório Santim, 292 Itaquera, com várias salas de aula e uma para escritório da Associação. Foi realizado um culto de gratidão a Deus, na Igreja Batista Central de Itaquera, por esta melhor estrutura.

A Associação fechou ao ano de 2003 com 44 igrejas organizadas e 28 congregações.

2004: CELEBRANDO O JUBILEU DE DIAMANTE

2005:
Novas tendências para A Associação, pensamentos voltado para a questão de qual a missão da Associação e sua visão.
Preparação para Cruzadas Internacionais “Vitória em Cristo”

2006:
Associação Central do Brasil passa a ser Associação das Igrejas Batistas do Extremo Leste da Capital.
Diretoria e Líderes de departamentos passa a ter sua Gestão de 2 anos.